quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O dia que Charles Chaplin perdeu um concurso de imitadores de Charles Chaplin

Na primeira década do século XX, Charles Chaplin ganhou imensa popularidade e uma infinidade de "Chaplinistas" que percorriam os circos e teatros ganhando a vida ao imitar o gênio do humor do cinema mudo. Tantos imitadores levaram a vários concursos, inclusive um nacional, nos Estados Unidos, nos quais, premiavam a quem melhor realizasse a imitação de Carlitos.
Durante uma de suas viagens a São Francisco, Chaplin ficou sabendo da existência de um destes concursos, e seduzido pela ideia se inscreveu de imediato. Incrivelmente o resultado foi desastroso, não passou da primeira rodada e os juízes lhe deram uma das piores qualificações de sua rodada.

Posteriormente, numa entrevista realizada para o Chicago Herald, em 15 de Julho de 1915, Chaplin relatou a história com grande ironia e comentou que: "tentei ensinar como Carlitos caminhava, já que os participantes faziam de uma forma muito caricata e exagerada".

Não obstante, para o júri Chaplin não era suficientemente bom imitando a Chaplin e o prêmio foi outorgado a um homem de nome Milton Berle.

Nota: Existe uma falsa versão onde contam que Chaplin teria ficado com o terceiro lugar em um concurso em Cleveland. É uma lenda urbana criada sem que se soubesse que Chaplin havia, realmente, participado de um concurso, só que em São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário